Tendências e inspirações

Iluminação para Cozinhas

Iluminação para Cozinhas

A iluminação é um quesito muito importante nos ambientes, não apenas como uma questão decorativa e sim, pela sua funcionalidade. Combinar a luz natural da cozinha com a luz artificial é o ideal para conseguir preparar os alimentos e cozinhar de maneira tranquila e agradável. Cada área merece uma atenção especial e quanto mais adequada a iluminação melhor, não importa se a cozinha é ampla ou pequena. Confira abaixo algumas dicas para iluminar a sua cozinha:

  • Iluminação nos armários: Para evitar o risco de acidentes como cortes ou lavagem inadequada dos alimentos, devido a uma má iluminação, uma boa solução são as luzes embutidas em armários. Além de deixar o ambiente mais charmoso, elas não cansam a vista e oferecem clareza à superfície de trabalho.
  • Pendentes: Os pendentes são ótimas opções para iluminar ilhas e bancadas de refeição. Na hora de escolher é importante ficar atento a alguns detalhes, lembre-se que o tamanho deve ser proporcional à sua cozinha. Você pode escolher mais de um modelo e formar um conjunto, não necessariamente do mesmo formato. A altura para instalação pode variar, se a sua ilha for apenas utilitária, pendure a luminária cerca de 70cm acima da superfície do balcão, ou se tiver assentos, de 90 a 100cm acima da superfície do balcão.
  • Trilhos de iluminação: Os trilhos de luz na cozinha são muito funcionais, pois possuem um foco centrado e direcionado. A grande vantagem é a possibilidade de colocar iluminação onde não há uma conexão de vários pontos elétricos.
  • Iluminação natural: Aproveite ao máximo a iluminação natural da sua cozinha. Se você vai reformar, aposte em janelas grandes. Uma cozinha bem iluminada, com ótima claridade natural, permite o uso de cores escuras, sem deixar o ambiente pesado. Optar pelo teto e piso claros também é uma ótima alternativa para os apaixonados por cozinhas escuras.

Gostou das dicas? Confira abaixo algumas cozinhas bem iluminadas que encontramos e consulte um especialista para ter a iluminação ideal.

Fotos Pinterest/Reprodução