Tendências e inspirações

Dicas para escolher a cortina

Dicas para escolher a cortina

As cortinas são itens essenciais na decoração, elas garantem privacidade, controlam a entrada da claridade natural e também a ventilação dos espaços. Cada ambiente tem suas próprias necessidades, e na hora de definir qual a peça ideal para vestir portas e janelas, é importante avaliar se ela é esteticamente bonita, se combina com a decoração e se tem funcionalidade.

Qual o comprimento ideal? Existe uma melhor cor? Estampada ou lisa? Varão ou trilho? Se você tem dúvidas sobre qual escolher, confira a seguir algumas dicas para escolher cortinas para casa:

1. Anote as medidas: É importante ter em mãos a largura e altura da janela ou porta, se a janela tem 2 metros, por exemplo, o ideal é que deixe uma folga de 10 a 20 cm de tecido de cada lado. As cortinas que vão até o chão deixam o ambiente aconchegante, além de alongar e deixar o ambiente com aspecto mais amplo.

2. Tecido: A escolha do tecido vai depender muito da proposta da decoração em geral. Entre os tipos de tecido que funcionam bem nas cortinas, vale destacar: algodão, linho, seda, voil, renda, fibras naturais, bambu, tergal e shantung.

3. Instalação: Existem duas formas de instalar as cortinas, com varão ou trilho. O varão permite que o tecido com acabamento em alças, passantes ou ilhoses, corra tranquilamente pelo suporte. O sistema de instalação por trilho, deixa a decoração com um aspecto sofisticado e aceita uma variedade maior de pregas no tecido. O trilho pode ainda ser escondido com gesso.

4. Reconheça as necessidades: Cada ambiente tem a sua particularidade, nem sempre a cortina que funciona na sala de estar se adapta às necessidades do quarto e vice-versa. No dormitório, por exemplo, é interessante vestir a janela com um modelo blackout, pois ele deixa o ambiente mais escuro, aconchegante e melhora a qualidade do sono. Já na sala de estar, que é uma área de recepção, a cortina pode ser leve e clara, desde que não exista uma TV no espaço.

Confira abaixo 25 projetos e inspire-se!

Fotos Reprodução/Pinterest