Tendências e inspirações

Revestimentos para churrasqueira

Revestimentos para churrasqueira

A churrasqueira costuma ser um dos locais mais frequentados nos finais de semana, feriados e datas comemorativas, é o lugar ideal para reunir pessoas queridas em momentos descontraídos. Por isso, investir na decoração certa para este espaço é fundamental. O revestimento é o responsável por criar uma atmosfera acolhedora para seus convidados e deve ser muito bem pensado.

Os revestimentos para churrasqueira podem ser encontrados nos mais diversos materiais, possibilitando a combinação com a decoração dos demais ambientes. Lembramos que a escolha do revestimento deve levar em consideração fatores como manutenção e durabilidade. Confira algumas dicas e escolha o revestimento que mais lhe agrada:

Revestimento Interno: Devido às altas temperaturas, esse tipo de revestimento não varia muito. O mais indicado é utilizar ao redor das grelhas tijolo refratário com argamassa adequada para melhor resistência. Alguns modelos, principalmente os a gás, utilizam internamente placas de inox, porém elas exigem limpeza constante após o uso.

Revestimento Externo: Não é necessário se preocupar com a temperatura que sai da grelha, pois as paredes e rebocos isolam o calor. Isso permite mais possibilidades para o revestimento da churrasqueira. Ainda assim, alguns cuidados são necessários, principalmente em churrasqueiras expostas ao sol e à umidade.

  • Tijolinho; durável e de alta qualidade, perfeito para ambientes clássicos ou rústicos. É importante que a churrasqueira não tome chuva e nem estar próxima de umidade, pois os tijolos podem escurecer com o tempo.
  • Mármore; super em alta no momento é o revestimento ideal para ambientes elegantes. Porém muito cuidado: proteja o mármore, pois ele pode absorver facilmente óleos e gorduras, o que faz surgir manchas.
  • Madeira; ideal para quem quer um espaço original e criativo. Mas, por ser frágil, deve-se ter cuidado extra para não estragar. Para quem deseja algo mais resistente, opte pela madeira de demolição.

Além destes, o revestimento para churrasqueira pode ser feito em pedras rústicas, revestimentos cerâmicos, porcelanatos acetinados, pedra canjiquinha, pastilhas, texturas ou ainda apenas uma churrasqueira de alvenaria pintada. Ao escolher o material é importante seguir as instruções do fabricante para saber se o material pode ser exposto à umidade e ao sol.

Fotos Reprodução/Pinterest